Contrapartida pode ser feita com doação de sangue
Postado por Departamento de Incentivo ao Esporte às 13:46
Atletas da Lei de Incentivo ao Esporte de Curitiba podem fazer a contrapartida esportiva ajudando o banco de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). Todo o ano, a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer promove a campanha Doe Sangue pelo Esporte, que ajuda a reforçar os bancos de sange de Curitiba. “Esta é uma maneira dos atletas darem uma contrapartida à comunidade. Também é um ato de solidariedade e de amor ao próximo”, afirmou o secretário municipal do Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo.
Um atleta que colabora é o fisiculturista Paulo Boberg, que ajuda todo o ano na doação de sangue. No ano passado, a Prefeitura mobilizou, no segundo semestre, 500 atletas incentivados pelo município, que levaram parentes e amigos.
A paraquedista Assiane Adada, atleta incentivada pela Prefeitura, levou 25 colegas de trabalho. Ela conta que a sua empresa estimula a doação, por isto, pediu ajuda aos colegas e obteve apoio na repartição. “Os atletas envolveram sua rede de contatos. Desta forma ajudam a aumentar os estoques, que caem significativamente no inverno”, afirmou o diretor de Incentivo ao Esporte e Promoção Social, Alceu Menta.
Doação – Com a campanha do Doe Sangue ao esporte, a intenção é aumentar a arrecadação de hemoderivados, que nesta época do ano tem queda de até 30%. “Nesta época, o frio, chuvas e casos de doenças respiratórias reduzem a participação voluntária de doadores de sangue, o que pode prejudicar o fornecimento para os hospitais”, diz Nely Coimbra de Moura, chefe da Assessoria de Suporte ao Usuário do Centro de Hematologia e Hemoterapia no Paraná.
Para fazer a doação, é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e estar alimentado. Os interessados em ajudar o Hemepar podem se dirigir, das 8h às 18h, à Travessa João Prosdócimo, 145, Alto da XV, ou ligar para o Disque Sangue (41) 3262-7676 ou 3281-4000.